Como cuidar de unhas encravadas e inflamadas

 

Quando a unha penetra na pele e causa dor e inflamação, dizemos que ela está encravada.

Isso acontece quando a pele se torna uma barreira e tenta impedir o crescimento da unha, que não para de crescer e por ser mais dura “enterra-se” na pele.


Isso ocorre, geralmente, devido ao hábito errado de se cortar os cantos das unhas, o que causa a formação de uma ponta na extremidade cortada e permite que, com o peso do corpo, a pele que antes estava embaixo da unha, se projete para cima e entre na frente da mesma. Com o crescimento, a unha encrava neste local.

A melhor forma de cortar as unhas de modo a evitar seu encravamento é com os cantos arredondados e lixá-las.

É importante, também não retirar as cutículas, pois elas protegem as unhas da ação de substâncias químicas e também de microorganismo.

As unhas dos pés são difíceis de serem cuidadas e muitas vezes acabam ficando encravadas, principalmente os “dedões” e as unhas encravam quase sempre pelos cantos.

O uso de sapatos fechados, apertados, de pontas finas também facilita o encravamento das unhas, opte por sapatos abertos, ou com ponta arredondada.

Em crianças recém-nascidas, o uso de macacões com pés fechados também podem ocasionar o problema se não forem bem folgados.

O tratamento varia de acordo com a intensidade de cada caso.

No caso de unhas levemente encravadas, coloque-a de molho numa bacia com água quente. Assim  que ela ficar  amolecida, deve-se cortar a unha.

 

Lave muito bem a unha em água corrente, com sabão para retirar todos os microorganismo, retirando toda sujeira.

Em seguida, aplique, com um algodão estéril alguma solução antiséptica  e cicatrizante.

 

 

Quando a área que está em torno da unha está inchada, vermelha e dolorosa e iniciando a formação de bolhas cheias de pus o problema exige cuidados maiores e especiais, por isso, é indicado à procura de um médico.

Em alguns casos é indicado uma intervenção cirúrgica simples que é realizada através de uma anestesia local, em que a parte da unha que está encravada é cortada e removida, a solução para o problema é a drenagem da secreção.


O mais indicado para tratar as unhas encravadas é procurar um profissional dermatologista ou um podólogo.

24 Comentários

  1. maria salete tedesco says:

    tenho as unhas dos dedões encravadas e inflamadas,não sei o que fazer,me ajudem por favor!obrigada!

    • lisana says:

      Olá Maria!
      Existem algumas medidas que você pode adotar, que ajudam a unha não encravar, como evitar uso de sapatos fechados, cortar os cantos de forma arredondada, etc.
      O mais indicado no caso de unhas inflamadas e encravadas, é procurar um profissional dermatologista ou um podólogo.

    • Teófilo says:

      Eu to do mesmo jeito, com a unha toda lascada..
      kk

  2. eliane says:

    meu caso é serio desde pequena tenho unha encravada ja arranquei tres vezes mas de nada adianta passa tres meses e volta meu dedo fica enorme inflamado sangrando a ultima vez achei que iria resolver fui a um dermatologista e ele fez um procedimento de colocar duas plaquinhas nos cantos da unha e disse que teria 90% de a unha não nascer mas surpresa a unha nasceu e tres meses depois a unha encravou de novo ja nao aquento mais nao posso usar sapatos que tanto adoro e sempre tomar cuidado pra que alguem não me dé um pisão senão…me ajudem que procedimento agora devo adotar.

    • Anício Nhacubangane says:

      Ola, eu ja fiz uma cirurgia a qual tiram as duas unhas dos dedoes e o especialista garantiu me estava tudo resolvido mas duns tempos p cá os dois dedoes voltaram a piorar e o incrivel é k o dedao direito do nada sarou embora nao por completo e o esquerdo é k nao ker sarrar. A unha ja mudou de côr e estou fazer massagens na agua morna e proger o dedao pk com o USO dos chinelos facilmente infecciona. Muita sorte e que Deus proteja todos k tenham esta doença.

  3. Gustavo says:

    To com esse problema tbm, meu dedao ta todo fudido de tanto futicar…kkkkkk horrivel

  4. Jéssica says:

    aaai, minha unha está muito inflamada, esta muito dolorida e esta com uma carne subindo no dedo ;(, só de falar que eu tenho que ir no médico fico doida. Quem já fez essa cirurgia pode me responder se doí muito?? :'(

    • Sabrina Viana says:

      Olha, eu já fiz essa cirurgia, e eu tive que retirar a unha, eles dão anestesia, e durante da cirurgia não dói nada, mas depois … quando você vai pra casa, anestesia vai passando … e você vai sentindo a dor, mas pra dor não se tornar tão forte, o médico passa um antiflamatório, e fica tudo bem … mas a minha dúvida é … como eu já fiz a cirurgia e retirei a unha … tá acontecendo tudo de novo … e eu gostaria de saber oque eu faço?

    • didi says:

      ja fiz, não dói

  5. thais paula says:

    ola estou com a unha do dedão do pé encravada já tem 1 ano e 9 meses;antes ela estava com uma carne esponjosa para fora ai eu fiz um tratamento com uma podóloga e a carne sumiu mais a unha continua encravada,apos tanto tempo assim já quase não sinto dor,de vez em quando doi insuportavelmente,mais a maioria das vezes não doi o único problema e que eu não posso mais usar sapato fechado e nem salto o que eu posso fazer para desemcravala.sua resposta sera muito importante para mim.
    DESDE JÁ OBRIGADO

  6. juliana says:

    Eu ja tive as duas unhas do dedão do pe encrada, e ja operei e tirei os dois cantos! Mas doeu muito mesmo com a anestesia pois meu pe estava inflamado, mesmo tomando antibiótico na hora que o médico tirou a lateral da unha senti muita dor.
    Ai passou um tempo, voltou nos dois dedoes novante, ai tirei novamente, mas so de um pé, senti muita dor .
    Marquei para tirar do outro dedão na outra semana, so que descubri q estava grávida e antes de remover a unha consultei o meu ginecologista, ele me disse para eu esperar um tempo porque na gravidez todo tipo de machucado sangra muito e n é bom p gravidez.
    Agora estou com um pé bom e outro ruim. N sei o que faço. 🙁

  7. july says:

    olá, gostaria que vcs me ajudasse, pois tenho uma unha encravada a qual ao redor do dedão esta vermelha e inchada e com uma carne vermelha para fora. não sei mais o que fazer para resolver o problema…. no aguardo da resposta! Obrigada.

  8. weslley says:

    Minha unha Tava encrava eu fui ao medico e ele vortou a unha mais depois encravo de novo mais agora inflamou e tem mais de 5 meses o que eu faco

  9. Mirella says:

    Ola , tenho unhas encravadas e não sei o que fazer !
    Primeiro elas começam a doer , logo ficam avermelhadas e em seguida inflamadas e com pus .
    Por favor me ajudem não sei o que fazer para amenizar a dor , já tentei a receita de água com vinagre mas não adianta , também passo varias vezes ao dia pomada para desinflamar .
    Por favor me ajudem !!!

  10. cleilda vieira da silva says:

    Ola meninos e meninas sou manicure e aprendi a desencravar as unhas minhas clientes ficam super sastifeitas me procurem no facebook q eu ajudo Cleilda v. Silva

  11. Joice says:

    Olá, pra quem tem a unha inflamada vou contar algo aqui. Eu tinha os dois lados do mesmo dedão do pé inflamados. Um lado era grave, o outro moderado. Passei no dermatologista, e ele resolveu cuidar primeiro do lado grave e mandou eu fazer uma cirurgia chamada cantoplastia. Fui e fiz. Comigo, aconteceu assim: o cirurgião deu uma anestesia local (que é o que mais dói, cheguei a chorar, juro), depois queimou a carne esponjosa que estava por cima, e como quase nem havia unha no local, ele não pôde retirar o canto, então colocou um caninho por baixo da minha unha e deu os pontos. Eu deveria ficar 3 dias em total repouso, com um curativo enorme e o pé para cima, o que diminui MUITO a dor, e tomei anti-inflamatórios e remédios para a dor. Após a cirurgia, não se iluda que você pode ir embora de ônibus. A menos que você esteja de carro, chame um táxi, é a única forma. Depois de 2 dias da cirurgia, o médico mandou lavar bem o local e trocar o curativo. Fiquei 1 semana fazendo isso após a cirurgia, depois fui até lá retirar os pontos e ele mandou eu colocar gaze em baixo da unha com o auxílio de uma pinça por 30 ou 40 dias, até que a unha crescesse totalmente para fora da carne. Deu muuuuito certo, hoje não sinto mais nada! Porém, retornei ao dermatologista, e o lado que era moderado foi se agravando, e anti-inflamatórios, antibióticos ou pomadas não resolvem mais, então ele me encaminhou para fazer uma eletrocoagulação (cauterização), que consiste na queima da carne esponjosa. O único problema é que tem que levar anestesia, que é a pior dor de tudo isso! Espero que dê certo, vou realizar a cirurgia daqui a pouco mais de 1 semana. Espero ter ajudado alguém que também passou pelo mesmo que eu 🙂

  12. Mary says:

    Estou cm pe muito emframado fas 2 meses di lado do dedao enchado carne pulada pra fora com pus o dedo todo dolorido acho ficou assim porque foi corta os canto com alicate e ficou ferido e emframou ta doendo muito e queimando dando pinicao oque eu posso fazer para melhora e coloca em casa?

  13. alexandre says:

    Aiiiiiiii ta doendo..

  14. Viviane says:

    Gente, minha unha do pé esquerdo tbm ta escravada e com excesso de carne é uma dor insuportavél chega doer minha perna isso é normal?
    Alguém tem uma dica caseira de como aliviar? Tirando o tratamento do podólogo.
    Eu não tinha isso até eu tropeçar numa baita pedra 🙁

  15. Kristyan says:

    A minha unha unha estava encravada ,eu fui em um medico e arrquei .mas ela nem creseu toda e ja esta encravada

  16. Oi Kristyan, eu aconselho ir em um podólogo.

Deixe um comentário